Pagamento do dinheiro esquecido no PIS/Pasep inicia nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (28) o pagamento do saldo esquecido no antigo fundo PIS/Pasep, que foi encerrado em 2020. Os saques estão disponíveis para aqueles que fizeram a solicitação até 28 de fevereiro de 2026, sendo esta a primeira das 11 datas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal para a restituição dos valores.

A próxima liberação está agendada para o dia 25 de abril e contemplará as solicitações feitas até 31 de março. O calendário completo pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal.

Para ter direito ao saque, é necessário ter trabalhado com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988. O governo federal estima que mais de 10 milhões de brasileiros tenham um total de 26 bilhões de reais esquecidos nesse fundo. O montante médio por pessoa é calculado em torno de 2.800 reais, variando de acordo com o tempo de serviço e o salário recebido na época.

Para verificar se você tem direito ao pagamento, acesse o portal Repis Cidadão e faça login com sua conta do gov.br. Informe o Número de Identificação Social (NIS) e clique em pesquisar.

Caso haja dinheiro disponível, o sistema fornecerá as instruções necessárias. O requerimento do valor deve ser realizado por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os saques são efetuados exclusivamente pela Caixa Econômica, mediante depósito em conta já existente no banco ou em conta poupança social digital, aberta gratuitamente pela instituição. Por isso, é essencial possuir o aplicativo da Caixa instalado.

O Repis Cidadão também orienta os beneficiários sobre como os herdeiros podem retirar os valores em casos de falecimento do titular.