Como consultar e sacar os valores a receber do Banco Central

Horário de verão pode retornar? Prós e contras explicados

PIS-Pasep: Abono salarial pode ser desvinculado da carteira assinada; saiba mais

O sistema oferecido pelo Banco Central permite verificar se pessoas físicas, inclusive aquelas falecidas, e empresas têm valores não reclamados em bancos, consórcios ou outras instituições.

Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a utilização desses recursos pelo governo federal como compensação para a desoneração da folha de pagamento de 17 setores com alta intensidade de mão de obra.

R$ 8,6 bilhões ainda disponíveis para resgate: prazo para sacar os Valores a Receber termina amanhã.

Como retirar os valores a receber?

O único meio para verificar se você possui direito a algum valor e solicitar o reembolso é através do site oficial estabelecido pelo Banco Central: Valores a Receber Banco Central. Aprenda como verificar se possui valores a receber:

  • Clique em “Consulte valores a receber”;
  • Preencha as informações solicitadas;
  • Clique em “Consultar” e verifique;
  • Se houver valores a receber, clique em “Acessar o SVR”. O acesso ao SVR requer uma conta gov.br de nível prata ou ouro.
  • Esteja atento à data fornecida pelo Sistema de Valores a Receber. Será o dia agendado para a consulta e a transferência dos valores. O agendamento seguirá a sua data de nascimento ou, no caso de empresas, a data de criação da entidade.
  • Na data marcada, acesse novamente o site e faça o login para verificar o valor disponível e solicitar a transferência.
  • Caso perca a data agendada, acesse novamente o site e solicite um novo agendamento. O sistema fornecerá outra data para prosseguir.

É fundamental destacar que, através do sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Energia: Governo avalia utilizar R$ 9 bilhões do ‘saldo’ das bandeiras tarifárias para evitar o aumento nas contas de luz.

Haverá horário de verão em 2024? Entenda por que o governo considera a volta desse modelo.

Caso não tenha uma chave PIX cadastrada, é necessário entrar em contato com a instituição para acertar a forma de recebimento ou criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

Como reaver ‘dinheiro esquecido’ de pessoas falecidas?

No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los, além de preencher um termo de responsabilidade.

Após a consulta, é necessário contatar as instituições detentoras dos valores a receber e se informar sobre os procedimentos necessários.