Como consultar o calendário de pagamentos do INSS

O número de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ultrapassa 39 milhões, porém não todos eles recebem seus pagamentos na mesma data todo mês. Os depósitos de aposentadorias e outros benefícios são realizados de maneira escalonada, conforme lotes designados de acordo com o número final do benefício e a renda mensal.

Calendário de Pagamentos do INSS

  • Nos últimos 5 dias úteis do mês: pagamentos para quem recebe até um salário mínimo;
  • Nos primeiros 5 dias úteis do mês seguinte: pagamentos para quem recebe mais de um salário mínimo;
  • Cada dia de pagamento corresponde a um ou dois lotes, determinados pelo número final do benefício.

Em janeiro, por exemplo, ocorrem dois momentos de pagamento: referentes a dezembro do ano anterior e do próprio mês.

O calendário de pagamento do INSS é válido para todos os benefícios, incluindo auxílios, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria. As datas são fixas, não sendo possível alterar o dia de recebimento.

O pagamento do 13º salário segue o mesmo calendário, sendo depositado juntamente com o valor mensal do benefício, seguindo normas do governo federal.

Como Descobrir a Data de Recebimento do INSS?

Para saber o dia exato do pagamento do INSS, é necessário conhecer o número do cartão do benefício, composto por 10 dígitos no padrão “123456789-0”. O algarismo que determina o dia do pagamento é o penúltimo antes do dígito, como exemplificado pelo número 9.

Outra forma de saber quando o pagamento do INSS será realizado é através do extrato mensal, acessível no portal ou aplicativo ‘Meu INSS’.

Como Consultar os Valores a Receber

Aposentados e pensionistas do INSS podem verificar o valor a ser recebido de seu benefício pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo site meu.inss.gov.br. Também é possível realizar a consulta por telefone, ligando para a central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o número de CPF e confirmar os dados cadastrais.